22:12

Maroon: O início

24 de maio de 2011 por Douglas Moraes

Maroon 5

Tudo começou com Adam Levine, Jesse Carmichael e Mickey Madden na época do colegial, em Los Angeles. Os jovens tinham 17 anos e um gosto em comum: a música. E com essa formação iniciaram a banda chamada Kara’s Flowers juntamente com Ryan Dusick.

Um ano após o seu primeiro show, em 1995, o grupo começou a ser muito procurado pela indústria fonográfica.  E em 1997, gravaram o primeiro álbum – “The Fourth World” (Reprise Rocords) – com o produtor Rob Cavallo (Green day, Goo Goo Dolls). Após uma temporada fracassada com o seu primeiro cd, o Kara’s Flowers deixa a gravadora em 1999.

Sem sucesso o grupo se dividiu, e enquanto  Ryan e Mickey ficaram em L.A para estudar na UCLA, Jesse e Adam foram pra Universidade de NY, onde Beatles, Bob Dylan e outras influências na qual haviam crescido “deram lugar” a uma mudança direcionada ao R&B e o hip-hop. Como disse Adam:

“O disco da Aaliyah tinha sido lançado nessa época, e nós ficamos impressionados. Quando eu penso em compositores, penso nos Beatles, Bob Dylan, Simon & Garfunkel – as coisas que cresci ouvindo – mas então pensei: Eu quero fazer isso. Stevie Wonder entrou na minha vida nesse momento” ,  Levine diz, ” e achei um jeito de fazer.”


Reunindo-se novamente em 2001, e com a chegada de James Valentine, o grupo que agora tinha cinco membros, mudou seu nome para Maroon 5.  A banda não tinha apenas mudado de nome, mas também o estilo de fazer música.

Com o Maroon 5 formado por Adam Levine ( vocal e guitarra ), Jesse Carmichael ( teclados ), Mickey Madden ( baixo ), Ryan Dusick ( bateria ) e James Valentine ( guitarra ), o grupo assina  contrato com a Octone , em 2001, entrando em estúdio com o produtor Wallace Matt (The Replacements, Faith no More).

E em 2002 lançam o premiado debut álbum “Songs About Jane” (certificado disco de platina).  Com sua primeira turnê mundial intitulada “ Songs About Jane Tour “, o Maroon 5 iniciou sua carreira de sucesso. Em 2004 a banda passou rapidamente pelo Brasil para fazer um show fechado e participar de um programa de TV.

“Queríamos músicas com significado. Antes, achávamos que era uma estupidez ser sincero e emocionar. Depois vi que sabia articular as minhas ideias e fazer as pessoas se relacionarem com elas. Essa é a grande mudança entre o Kara´s Flowers e o Maroon 5”, explica Adam Levine.

Em 2004 lançaram “1.22.03 Acoustic” (acústico) e o DVD ao vivo “Live the Friday the 13th” em 2005.Um ano após (2006), Ryan Dusick, então baterista da banda desde o Kara’s Flowers, deixou  o grupo devido a ferimentos no braço, sendo oficialmente substituído por Matt Flynn, que já substituia Dusick em alguns shows da turnê do primeiro álbum.

Após quatro anos longe dos shows, em maio de 2007, o quinteto lançou seu novo álbum “It Won’t Be Soon before Long” (A&M/Octone), dirigido por Mike Elizondo (Fiona Apple, Eminem) e com produções de Mark “Spike” Stent(Gwen Stefani, Marilyn Manson), Mark Endert (Madonna, Fiona Apple) e Eric Valentine (Queens of Stone Age).

O álbum tem influências de ícones dos anos 80 como Prince, Michael Jackson e Talking Heads e reflete também as contribuições do novo baterista Matt Flynn , cujos os sopros determinados terminam o som na evolução contínua de Levine, do guitarrista James, do baixista Mickey e do tecladista Jesse. Ele estreou em 1° lugar na lista da Billboard e vendeu mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos, ganhando assim o Disco de Platina.

Na turnê mundial do disco, chamada de “ It Won’t Be Soon Before Long Tour”, o Maroon 5 volta novamente as terras brasileiras em Outubro de 2008 para shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.


Logo após o termino da turnê, em 2008, a banda se reuniu para criação de um novo álbum. Com a produção do lendário Robert John “Mutt” Lange, em Julho de 2009 o Maroon 5 viajou para Vevey na Suíça, onde passou vários meses recluso no estúdio de Lange compondo e produzindo as novas faixas. O novo trabalho se chama “ Hands All Over “(A&M/Octone), é um álbum eclético, que passeia pelo pop que consagrou a banda, com batidas rock e até pitadas de country music, na qual a banda traz uma parceria com o trio de Nashville Lady Antebellum.

0 comentários:

Postar um comentário