Listas que tentam mostrar quais as melhores bandas de rock de todos os tempos ou até mesmo dos últimos anos sempre geram polêmica, sempre. Alguns não concordam com aquela, dizem que se esqueceram deste, de outro ali, de outro acolá, enfim... No entanto, vasculhando pela internet encontrei uma boa lista, que como todas as outras sempre faltam alguma coisa. O site Fottus fez no ano passado uma reunião das 70 melhores bandas ou artistas do Rock Internacional. Caso queiram ver é só clicar aqui.
Bom, resolvi basear-me nessa lista para escrever este post. Mas farei algo um pouco diferente, colocando apenas aquelas que já estão na estrada da música há muito tempo , mas que ainda perduram mesmo depois das grandes modificações que o estilo do rock apresentou nos últimos anos.
Aerosmith
Comecemos então com a banda de hard rock formada no ano de 1970 e que ainda, depois de mais de 40 anos, continua se reinventando e fazendo trabalhos tão bons e consistentes quanto no início de sua carreira. O Aerosmith pode se orgulhar por ser a banda de rock americana que mais vendeu discos na história. Os números se aproximam dos 150 milhões de cópias, sendo mais de 66 milhões em seu país.
Hoje a banda é formada por cinco integrantes, sendo o vocalista Steven Tyler a grande estrela. Os demais integrantes são: Tom Hamilton, Joey Kramer, Joe Perry e Brad Whitford. Todos não são mais jovens, porém apesar de estarem distantes do grande público jovem de hoje no quesito idade, o Aerosmith tem sabido trabalhar inteligentemente e se moldar ao atual mercado da música. A banda trabalha em um novo álbum que sucederá “Honkin' on Bobo”, lançado em 2004.
Bon Jovi
13 anos depois da formação do Aerosmith, nos Estados Unidos dos anos 80, nascia mais uma grande banda, o Bon Jovi. Formada em 1983 no estado de Nova Jérsei, Bon Jovi vendeu cerca de 130 milhões de discos.
Bon Jovi é um dos grandes exemplos de rock que ainda conseguem liderar as paradas mundo a fora. Em 2007, por exemplo, o álbum “Lost Highway” seguiu a mesma linha de sucesso de seus antecessores tendo conquistado a primeira colocação nos Estados Unidos e em diversos outros países. A coletânea dos maiores sucessos da história da banda, lançado no ano passado tem sido outro sucesso de vendas.
Atualmente, o Bon Jovi colhe o sucesso do recente single “What Do You Got?”, que recebeu diversas críticas positivas e se tornou um sucesso que ajuda a empurrar a atual turnê que percorre praticamente todos os continentes do mundo.
Radiohead
Saindo dos Estados Unidos, atravessando o oceano e chegando à terra dos Beatles, podemos destacar os britânicos do Radiohead. A banda foi formada em 1988 e ainda sustém uma quantidade de fãs incríveis ao redor do mundo.
Atentos à mudança estratégica da indústria da música nos últimos anos, o Radiohead tem realizado um trabalho bastante interessante. Apesar da demora em ficar pronto, o álbum “In Rainbows”, lançado nos Estados Unidos apenas em 2008 depois de ter começado a ser produzido em 2005, alcançou patamares acima do esperado. Na terra do tio Sam e no próprio Reino Unido, o disco estreou na primeira posição. Os números mostram que a venda online do álbum ultrapassou 1 milhão de downloads, algo de se comemorar muito para uma banda que atravessou décadas. Tudo isso foi o suficiente para que a banda voltasse a ser muito bem reconhecida depois de “Kid A”, lançado no final dos anos 90 e que também rendeu um bom sucesso.
U2
Para encerrar, não poderia deixar de fora a maior banda de rock da atualidade. Mesmo tendo início no ano de 1976, o U2 é uma das bandas mais populares e bem pagas desde os anos 80. A composição é a mesma, o que forma um casamento “eterno” entre os quatro integrantes da banda. Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. juntos já faturaram 22 Grammys.
Suas músicas vão muito além do cunho comercial. Desde seu início, o U2 usa seu trabalho em prol de causas sociais, a favor de protestos e como forma de expressão o desgosto por atitudes de políticos e líderes mundo a fora. A canção “Sunday Bloody Sunday”, uma das mais conhecidas da carreira da banda, foi feita em homenagem às vítimas do episódio que ficou conhecido como “Domingo Sangrento”, onde soldados britânicos mataram diversos jovens na Irlanda em uma passeata pacífica.
Vale lembrar também, que o U2 detém um recorde invejável na música. A “360º tour” percorreu o mundo todo e já é a turnê mais lucrativa da história da música mundial. A estrutura dos shows, o ótimo repertório de músicas, as ações de marketing bem sucedidas e a interação marcante da banda levaram os críticos a declararem que a “360º tour” é o maior evento do planeta.
A expectativa para esse ano é que o U2 lance seu novo disco que sucederá “No Line on the Horizon”, o décimo segundo álbum de estúdio da banda irlandesa.
15 de julho de 2011 por Anderson Nascimento
0 comentários:
Postar um comentário