Voz forte e cativante, aparência de estrela, jeito despojado e talento incomparável. Britânica de 24 anos, Joss Stone não é só mais uma voz marcante na música britânica. Quando escutei suas músicas pela primeira vez, me recordo que não dei a devida atenção. Stone canta desde seus 17 anos profissionalmente, então é provável que faça alguns anos que escuto algumas de suas canções.
Eu, suspeito, não posso falar aqui de Joss Stone sem mencionar a também britânica Clare Maguire que me lembra bem a voz de Joss. Clare Maguire também é jovem e resgata assim como Adele a voz marcante da música europeia, principalmente a do Reino Unido. Aliás, Maguire já foi tema de uma das edições deste quadro e foi muito bem elogiada por esta pessoa que lhes escreve.
Voltamos ao foco: Joss Stone. Então... já ouvi por algumas vezes o som dela mas não foquei a atenção na sua qualidade em cantar. Voz marcante ela sem dúvida tem! Beleza? Tem de sobra! Para vários cantores que, infelizmente ‘cantam’, isso seria bastante. Quem olha para Joss Stone e não ouve sua voz já diz: “Loira, alta, bonita e abastada. Está explicado o sucesso!” Como eu já disse, pensamentos desse tipo são para aqueles que não ouvem sua voz. Quando ela canta, aí sim está explicado! Jeito envolvente e tranquilo de cantar. Estilo sossegado e atrevido. Essa é Joss Stone!
Nesta quinta-feira, 28, ouvi o seu novo álbum de estúdio, “LP1”. Surpreendi-me positivamente com a arte. Ouça bem, escute, aprecie, deguste, e lisonjeie Stone por sua voz e todo o enredo que ela consegue formar em torno de uma canção.
“Somehow” será um sucesso logo, logo. Se não for é porque está faltando algo, mas não da parte de Joss Stone, mas sei lá de quem. Talento, boas músicas e perfil de cantora pop star. Isso ela tem além do suficiente. Ouviu? Gostou? É... é difícil parar!
Por incrível que pareça, Joss Stone está madura para o meio musical, mesmo com apenas 24 anos. Começou jovem e aprendeu desde cedo que às vezes o mundo musical é injusto. Clare Maguire mesmo. Escute uma de suas infindáveis boas músicas e veja se ela não canta bem. Ela canta e muito bem. Ainda não fez nem metade da fama que algumas cantoras americanas com bem menos talento fizeram. Joss Stone é um caso parecido.
Após ouvir o álbum “LP1” perguntei a várias pessoas sobre se elas conheciam as músicas de Joss. Acho que de 20 pessoas, duas ou três responderam que sim. A maioria perguntou quem era. Poxa!? Quem é? Não é sertanejo nacional que, com todo respeito aos simpatizantes, é escroto, previsível e nada adorável. É pop britânico e não é qualquer um não! Você que gosta de boa música internacional vai me entender. Se eu fiquei irritado com essas pessoas? Imagina, não vale à pena.
Joss Stone tem carisma e profissionalismo constante. Nos próximos meses, deve sair pelo mundo divulgando essa obra prima que é seu novo álbum. Eu, particularmente não espero grandes vendas, mas espero ver esse talento em vários cantos do mundo.
29 de julho de 2011 por William Nascimento
0 comentários:
Postar um comentário